terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Convento de Montariol

O Convento está construído sobre o Monte Calvelo sendo um dos miradouros da cidade. No interior da Igreja existem vários altares decorados com talha trabalhada, num estilo Neo-clássico tardio.

Em 1562, os Jesuítas construíram no local do actual edifício, uma casa de descanso. Depois da expulsão da companhia de Jesus, em 1759, os terrenos foram vendidos. Estes terrenos conheceram varios proprietários, nomeadamente os Franciscanos em 1890, até se chegar à Republica, altura em que passaram para a posse do Estado.
 
Apesar de os terrenos passarem a ser do estado, os Franciscanos conseguiram levar com eles várias peças do altar mor, muita mobília e grande parte dos livros da biblioteca.
Entre 1911 e 1913, o edifício serviu de quartel, sofrendo muitos danos. A partir de Outubro de 1926 os Franciscanos adquirem progressivamente as propriedades que já lhes tinham pertencido.
 
Ao tomarem posse das terras, os Franciscanos tiveram de reconstruir o edifício devido à degradação que o anterior tinha sofrido enquanto quartel. O edifício reconstruído nessa altura é o mesmo que ainda hoje é visível.
Fonte

Fonte






Fonte