sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Memória de Braga - Avenida Central (2), Passeio Público

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".



Fotos da exposição agrícola de 1863, onde é possível ver o Passeio Público já com o gradeamento completo.
A Arcada apenas com o piso térreo, o castelo de Braga, o chafariz atualmente no Campo das Hortas, a incompleta Igreja dos Congregados, a torre do Convento dos Remédios são alguns dos pormenores que se podem apreciar.
@

@


" Colecção do Imperador - fotografias Brasileiras e Estrangeiras no século XIX"

Gravura da mesma exposição agrícola


Mais imagens da Memória de Braga.

Cool Braga (83) - Mauro Ventura

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

Rua do Anjo
@

Igreja da Misericórdia
@

Rua Dom Paio Mendes
@


Mais "Cool Braga", aqui.

BragaOn classificado no FbRankPt

O BragaOn já consta do FbRankPt (Ranking de Páginas Portuguesas no Facebook), consultar aqui. Atualmente o BragaOn, com 1020 seguidores, ocupa a seguinte classificação:
Posição global: 3839°Posição em Blogs e Comunidades: 826°Posição em Blogs e Comunidades / Blogs: 303°


Ajude o BragaOn a crescer, para que possa chegar a todos os bracarenses e interessados.
Obrigado a todos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cool Braga (82) - Feliciano Guimarães (2)

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

Largo Barão de São Martinho
Fonte

Banco de Portugal, Avenida Central
Fonte

Banco de Portugal, Avenida Central
Fonte


Mais "Cool Braga", aqui.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SC Braga na Champions League 2012-13

O SC Braga acaba de assegurar a presença na fase de grupos da Champions League 2012-13!

O jogo terminou há momentos, e após os empates da 1ª e 2ª mão, ambos por 1-1, a eliminatória decidiu-se na marcação de grandes penalidades, onde o Braga bateu a Udinese por 5-4, conseguindo assim mais um marco na história do clube.



@

Parabéns a todos os jogadores do SC Braga pela grande eliminatória que fizeram.

Memória de Braga - Avenida Central (8)

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".



1916/17?
Fonte


1916/17?
Alfarrábios de Braga e seu termo



Mais imagens da Memória de Braga.


Cool Braga (80) - Luís Simões (2)

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

Santuário do Bom Jesus
Luís Braga Simões

Santuário do Bom Jesus
Luís Braga Simões

Mais imagens Luís Braga Simões.
Mais imagens do Cool Braga.

BragaOn, chega aos 1000 "likes" no facebook


Hoje o BragaOn chegou aos 1000 seguidores no Facebook.
Em apenas 14 dias o BragaOn conseguiu 200 novos seguidores.



Divulgue a página, para que mais bracarenses e interessados fiquem a conhecer Braga através do BragaOn.

Obrigado a todos!

domingo, 26 de agosto de 2012

Turismo Porto e Norte - Tratamento diferencial, os Mundiais

A região de turismo do Porto e Norte, continua a privilegiar a única marca que tem no nome, porque Norte há em todo o lado, só não há norte... no pólo norte.

Decorreu em Braga o Mundial Universitário de Futsal, e em Guimarães o Mundial Universitário de Xadrez. Se o Futsal ainda teve uma referência na página do Facebook da Região de Turismo do Porto e Norte, já o de Xadrez nem a essa honra teve direito.

Contudo, o Mundial de Mini Golfe que se realiza no Porto, do dia 29 de agosto ao dia 1 de setembro, já vai na terceira referência. O cartaz já foi partilhado por duas vezes, e está em destaque (highlight) esta imagem
Resta a pergunta, quantas referências mais terá?

O caso torna-se mais grave, quando o Presidente desta região de turismo, Melchior Moreira, continua a desdobrar-se em entrevistas, falando 
do crescimento do turismo do Norte, referindo-se sempre aos números da NUTS II Norte. Camuflando assim o que tem ocorrido na região. 
Segundo os últimos dados oficiais publicados pelo INE (2010), o Minho perdeu 121.629 dormidas, 12% do total de dormidas, em apenas um ano. Já o Porto e o Grande Porto, cresceram 233.582 (+16%) e 245.951 (+10%) dormidas respetivamente. 
Se fizermos a distinção tal como o nome Porto e Norte faz, e retirarmos os números do Grande Porto, vemos que o Norte perdeu 78.162 dormidas.

Enquanto Melchior Moreira continuar a falar do Norte, quando a marca distingue Porto e Norte, e há um Norte que decresce e um Porto que cresce, não estará a ser conivente e a participar no Portocentrismo, que está a ocorrer?

Algumas fontes têm ainda avançado, que mesmo com as Capitais Europeias da Juventude e Cultura a decorrerem em Braga e Guimarães, o número de dormidas voltou a descer, no primeiro semestre de 2012. 


Portanto torna-se evidente a necessidade de criar a região de Turismo do Minho, ou reformular esta região de Turismo, onde o nome deverá ser o primeiro a mudar, para Norte de Portugal.

Quando nem as oposições locais, abordam este tema, resta perguntar, onde estão os políticos locais?

Até quando minhotos?

Mais mensagens sobre o Turismo na Região Porto e Norte.

Quadro comunitário 2014-2012 - Área da Saúde

Em notícia do Diário do Minho podia ler-se:

Hospital de Braga desafiado a aproveitar fundos europeus 
BRAGA | 24 DE AGOSTO DE 2012
O eurodeputado José Manuel Fernandes desafiou, ontem, a administração do Hospital de Braga a «aproveitar» os apoios financeiros ainda existentes e os que serão disponibilizados no próximo quadro comunitário (2014-2020) para projetos na área da investigação científica. «É importantíssimo que o Hospital de Braga aproveite recursos europeus em conjunto com a Universidade do Minho e que aqui nasça um centro de excelência em termos de investigação científica», realçou, no âmbito de uma visita àquela unidade de saúde.

Braga esperou quase 40 anos para a realização deste Hospital Distrital e Universitário. Este apenas foi construído, tendo Braga perdido o seu hospital público, ao contrário de Porto, Lisboa e Coimbra que continuam com hospitais públicos.

Braga que é apelidada de terceira cidade portuguesa, pelos seus políticos locais, no que diz respeito ao cluster da saúde, a verdade é que continua a "anos luz" do de Coimbra, e todos os habitantes de Braga e do Minho, têm que recorrer a várias valências e especialidades, que só existem no Porto.


Tendo o Minho 1,2 milhões de habitantes, será de esperar que o Hospital de Braga, a Câmara Municipal de Braga, e a Universidade do Minho, procurem obter apoios comunitários para projetos na área da investigação. 
Mas o fundamental será obter o apoio para projetos, que criem as valências e especialidades em falta no Minho e que Coimbra já possui, como um Hospital Pediátrico, IPO, Centro de Reabilitação do Minho, Centro Materno-Infantil do Minho, Centro de Medicina Desportiva, ou especialidades como Cirurgia Cardiotorácica

Assim em conjunto com a investigação feita na Universidade do Minho e Instituto de Nanotecnologia, Braga poderá construir um cluster na área da saúde, de nível nacional e europeu.

O quadro comunitário 2014-2020, aproxima-se e será uma altura fundamental para combater o Portocentrismo, que imperou nos quadros de 2000-2006 e 2007-2013.

Memória de Braga - Avenida Central (7)

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".



Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, após a reformulação e demolição do Passeio Publico.


1914/1915



Fonte



Fonte


Mais imagens da Memória de Braga.

Memória de Braga - Praça do Município (2), Biblioteca Municipal

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

Gravura de 1863.
Fonte


O grande incêndio de 1866, que levou à destruição de grande parte do edifício da Biblioteca Pública. Tendo ficado em ruínas até 1930.
Fonte

Estado do edifício após o incêndio.
Alfarrábios de Braga e seu termo

Recuar no tempo da Praça do Município.

Mais imagens da Memória de Braga.

Cool Braga (78) - Pedro Costa (2)

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

Praça do Município
Fonte

Avenida Central, Igreja dos Congregados
Fonte

Mais imagens de Pedro Costa, no Cool Braga.
Galeria de Pedro Costa.

Mais Cool Braga.

sábado, 25 de agosto de 2012

Art Braga - Pitt Broken lança album

Pode ler-se no Correio do Minho:
Pitt Broken edita álbum de estreia a 17 de setembro
“For A Change”, single de Pitt Broken, tomou de assalto as rádios nacionais e transformou-se numa das músicas deste verão (fazendo igualmente parte da banda sonora de uma das telenovelas de maior audiência em Portugal). O projeto do bracarense Diogo Lima (cantor e compositor) começou por dar nas vistas com uma surpreendente versão de “Bad Romance” (Lady GaGa) e agora é o momento de dar a conhecer o álbum de estreia. 
“Change”, assim se chama o primeiro longa duração de uma das maiores promessas do panorama pop rock nacional, tem data de edição prevista para 17 de setembro e promete ser um dos marcos da rentrée musical. As novas canções têm sido apresentadas em território nacional, mas também em Espanha, onde Pitt Broken atuou por 5 vezes, sempre com enorme sucesso. 
Enquanto esperam pela edição do álbum, podem assistir à estreia do vídeo clip de “For A Change” no TOP+ (RTP1) a 25 de agosto ou ver o mesmo em exclusivo no SAPO Música e no MEO Kanal entre 27 de agosto e 2 de setembro.


Pitt Broken, este single "For a Change" e outras músicas do cantor bracarense, foram divulgados aqui no blogue, a 29 de Janeiro de 2012.

Esperemos que seja bem sucedido.

Mais sobre Pitt Broken, no blogue.

Piscinas Olímpicas de Braga (5), Braga Play Planet na comunicação social

Dois dias depois, de o projeto ter sido revelado pelo utilizador Tony do Fórum Bracarae, eis que o estudo chega em força à comunicação social local. 

Diário do Minho:

Parque aquático de Braga substitui piscina e multiusos

BRAGA | 25 DE AGOSTO DE 2012
A Câmara de Braga já tem na sua posse a solução para aproveitar os 8 milhões de euros gastos nas piscinas olímpicas do Parque Norte. A alternativa é a instalação de um parque temático de matriz aquática, mas com valências que também dão centralidade à cultura e às artes. A solução global propõe ainda a ocupação do espaço que estava destinado ao pavilhão multiusos. A autarquia está agora à procura de financiamento para o projeto que, na versão mais económica, implica um esforço financeiro de 4 milhões de euros. A coordenadora do projeto defende a opção pela solução mais abrangente.

Correio do Minho:
Autarquia procura agora investidor para tornar projecto viável. “Já apresentámos o estudo prévio à câmara municipal, que está à procura de investidor para avançar com a obra”, revelou ao ‘Correio do Minho’ a responsável da empresa Play Planet, Milva Maggioni. Propõe-se no estudo prévio que este parque temático e de diversão seja criado usando as infraestruturas existentes no actual polidesportivo do Parque Zona Norte, aproveitando o investimento já efectuado pelo Município de Braga, com a piscina olímpica, “adaptando-o de forma criativa a um novo conceito arrojado e inédito em Portugal”, evidenciou aquela responsável. 
Para este parque temático, a equipa que trabalhou no projecto propõe “a fusão de duas realidades aparentemente opostas, ‘Bracara Augusta’ e ‘Braga Capital’, passado e futuro, história e modernidade”. 
Pelo estudo que é possível visualizar na página da empresa pode verificar-se que existe uma zona exterior, contígua à piscina, que certamente ocupará o espaço disponível para o pavilhão multiusos. 
...

TvMinho:
A Câmara Municipal ja tem na sua posse um estudo encomendado pela mesma para o espaço onde tudo leva a crer viriam a ser as Piscinas Olímpicas.

Pelo projeto é possível verificar que existe uma zona exterior, contígua às piscinas, que certamente ocupará o espaço disponível para o Pavilhão Multiusos, pelo que, indiretamente é possível concluir, que além das Piscinas Olímpicas também a construção do Pavilhão Multiusos não será realizado.
...

São avançadas algumas novidades, como o fato deste projeto já ter sido entregue à Câmara Municipal de Braga, o custo do mesmo na versão mais simples de 4M€, e a confirmação no Diário do Minho, que o pavilhão multiusos também será abandonado.

É ainda curiosa a parecença do parágrafo do Correio do Minho e especialmente da TVMinho, com o parágrafo da mensagem colocada aqui no blogue, na madrugada do dia 24:
Pelo projeto é possível verificar que existe uma zona exterior, contígua às piscinas, que certamente ocupará o espaço disponível para o Pavilhão Multiusos, pelo que, indiretamente é possível concluir, que além das Piscinas Olímpicas, também o Pavilhão Multiusos foi abandonado.  
É gratificante ver que os blogues e fóruns da cidade, contribuem para a informação dos bracarenses, pena é que não sejam devidamente citados.

Voltando ao projeto e sendo verdade o custo mínimo de 4M€, este representará pelo menos 33% do valor necessário para a conclusão do projeto inicial das piscinas olímpicas. Face a este valor, e face à necessidade da construção das piscinas olímpicas, parece-me que será importante refazer o projeto das mesmas, e verificar qual será o custo. 

Além disso, um projeto de um Parque Aquático a revelar-se viável, poderá ser realizado no espaço disponível no restante Parque Norte ou em qualquer outro ponto da cidade. Com a vantagem de ser construído e desenvolvido de raiz, diminuindo custos e optimizando a funcionalidade e viabilidade do mesmo.

É importante reduzir os custos de construção, mas o fundamental será dotar a cidade de infraestruturas funcionais e necessárias, e não de adaptações forçadas que poderão revelar-se menos eficientes.

Mensagem seguinte, relativa às piscinas olímpicas de Braga.
Mensagem anterior, relativa às piscinas olímpicas de Braga.

Memória de Braga - Praça do Município (1), Biblioteca Municipal

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

O edifício da atual Biblioteca Municipal, entre 1849 e 1866, antes do grande incêndio que deixou em ruína a ala norte do palácio de D. José de Bragança. Tendo ficado em ruína até 1930.
Por João Manuel Taxa Araújo



Alfarrábios de Braga e seu termo

Avançar no tempo da Praça do Município.

Mais imagens da Memória de Braga.

Cool Braga (77) - Dmitry Shakin (2)

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".


Avenida Central, Arcada
Fonte

Bom Jesus


Novas funcionalidades do BragaOn

O BragaOn possui novas funcionalidades.

A partir do blogue já é possível aceder às novidades dos blogues e locais de Braga e do Minho. Na coluna da direita estão disponibilizados os vários "feeds" dos locais.

Além disso, com o Google Tradutor, pode traduzir o blogue para a língua que mais lhe convier.

Now you can translate this blog, for your own language, with Google Tradutor in the right column.




Mais novidades do BragaOn.