quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cool Braga - Rodrigo Lima (14)


Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

Santuário do Sameiro
@

Santuário do Bom Jesus
@

Largo da Estação
@

Praça Camilo Castelo Branco
@

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

domingo, 27 de janeiro de 2013

Cool Braga - Rodrigo Lima (13)


Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

Mercado Municipal de Braga
@

Terreiro do Castelo
@

Igreja dos Terceiros
@

Praça Velha da Sé
@

sábado, 26 de janeiro de 2013

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fotografar Braga: Natal 2012, Semi-Final (2)

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow". 

Votação a decorrer aqui, no Facebook. Participe!

1- Jorge Silva, Avenida da Liberdade
@

2- Jorge Silva, Largo Barão de São Martinho
@

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ministério Público ordena investigação da expropriação da antiga fábrica Confiança

A expropriação da Fábrica Confiança continua a marcar a agenda de Braga. No dia 12 de Janeiro saiu a seguinte notícia no Diário do Minho.

Polícia Judiciária investiga expropriação da Confiança

BRAGA | 12 DE JANEIRO DE 2013

A Polícia Judiciária está a investigar a expropriação da antiga fábrica Confiança pelo Município de Braga. A investigação foi ordenada pelo Ministério Público, com base num dossiê que lhe foi remetido pelo Tribunal de Contas. A Câmara de Braga, que não comenta a investigação, já fez o registo provisório de aquisição deste prédio, que responde por dívidas de seis milhões de euros. No processo existe ainda uma ação de reversão da propriedade do imóvel.




Este estranho negócio da CMB, que está agora em investigação por parte da Polícia Judiciária, foi abordado por diversas vezes no blogue (1, 2, 3, 4).

Todos os interessados, no "processo da Confiança", não devem perder a oportunidade de participar e acompanhar amanhã o debate organizado pela Associação Braga+. 
O debate intitulado de "Uma questão de Confiança", contará com a presença de Vítor Sousa, Ricardo Rio, José Lopes Cordeiro e Luís Tarroso Gomes, alguns dos principais agentes em todo o processo.

@

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Património, um fardo para Braga e um tesouro para Guimarães!?

Em Braga o desinteresse da Câmara Municipal de Braga pelo património, tem sido confrangedor ao longo das últimas décadas. 

A destruição patrimonial torna-se gritante, um pouco por todo o município. Desde os solares, que se encontram por classificar ou foram destruídos, até ao restante património destruído no centro urbano de Braga, a Câmara Municipal de Braga tem sido diversas vezes responsável direta ou indiretamente, pela destruição do mesmo, onde as mais recentes intervenções no âmbito do "Regenerar Braga" são disso prova.

A permissão de intervenções que destroem ou desclassificam o património, vão-se acumulando. Além disso, a não classificação do património por parte da CMB, levam a que associações como a ASPA tenham assumido esse "fardo", uma vezes bem sucedida outras não
Não deve ser aceitável que tanto património esteja por classificar e a CMB nada faça, permitindo sucessivamente a degradação e posterior destruição do mesmo.

Em Guimarães observa-se o inverso, onde a Câmara Municipal de Guimarães, não permite o descaracterizar do centro urbano com volumetrias desmedidas nem a substituição do edificado histórico por "rasgos de genialidade" das décadas de 80 e 90 do século XX, ou do século XXI.




Ao invés, em Guimarães têm procurado recuperar e devolver a identidade ao centro histórico reintroduzindo nas fachadas os elementos originais. Esta estratégia de longo prazo obtém retorno em classificações como a que hoje foi conhecida.
GUIMARÃES | «Centro Histórico» é o 4º mais recomendado a nível mundial (vídeo)
O Centro Histórico de Guimarães é um dos lugares classificados como Património da Humanidade que os turistas mais recomendaram a nível mundial. A informação consta de um estudo realizado pelo famoso site de viagens «TripAdvisor», em colaboração com a UNESCO. 
@

Em Braga falta uma estratégia de fundo para o centro histórico e para o património, uma estratégia que seja capaz de criar em Braga o desenvolvimento do setor do Turismo em concordância com o valor patrimonial que possui. 
O património deve deixar de ser visto como um fardo e as poucas promessas devem ser cumpridas.

@

Até quando bracarenses...


Como avalia o desempenho da CMB, em relação à proteção e valorização patrimonial?
Excelente
Bom
Regular
Mau
Péssimo
Create your own poll

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cool Braga - Luís Simões (13)

Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".

Vista sobre Braga a partir do Santuário do Bom Jesus
@

Santuário do Bom Jesus, praça do escadório
@

@

@

domingo, 6 de janeiro de 2013