domingo, 15 de novembro de 2015

Palácio do Raio - Reabilitação 2015

Pode ler-se no site de Miguel Guedes Arquitetos:
Reabilitação de palácio barroco de 1752 classificado (projeto atribuido ao arquiteto André Soares) para instalação de centro interpretativo de memórias da Misericórdia de Braga.
O centro interpretativo exibirá o espólio selecionado da Santa Casa dividindo-se nas diferentes áreas: pintura, escultura, mobiliário, equipamento hospitalar, paramentaria, alfaias e texteis eclesiásticos. Abertura prevista para o verão de 2015.

Aquando da visita ao Palácio do Raio em 2013, questionamos quanto tempo seria necessário até que se iniciassem as devidas obras de reabilitação do monumento de interesse público, que apresentava vários sinais de degradação e ruína. 

Felizmente três anos volvidos o Palácio do Raio está a ser alvo de reabilitação que procura recuperar toda a sua rica decoração e arquitectura original. Ao contrário do que aconteceu no Mosteiro de Tibães, onde a recuperação da decoração interior e das alas em ruínas foram preteridas em favor da introdução de elementos arquitectónicos do século XXI, perdendo-se em parte a integridade temporal do Mosteiro.
Escadaria e azulejos
Estado inicial (2013)
Reabilitação



Salão I
Estado inicial (2013)

Reabilitação



Salão II


Estado inicial

 Reabilitação


Mais imagens do interior do Palácio do Raio em Crere Portugal

Ver também a Visita ao Palácio do Raio em 2013.

Em atualização.