quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Desqualificar Braga - Avenida Central, Lafayette

Hoje no "Desqualificar Braga" a Avenida Central, que tal como outras artérias históricas da cidade, também a Avenida da Central tem sido descaracterizada ao longo das últimas décadas. 

Por vezes para percebermos o impacto que alguns edifícios e intervenções atuais terão, é preciso recuar ao passado e procurar observar exemplos idênticos.
Dois dos edifícios mais dissonantes na Avenida Central, foram outrora símbolo do "modernismo" do final dos anos 70 e década de 80, os shoppings de primeira geração... 
Em nome desse "modernismo" deixam apodrecer o edificado histórico, tal como nos dias de hoje, para de seguida destruírem todo o edifício, incluindo por vezes as fachadas principais que faziam parte de um conjunto de valor, desqualifica-se assim Braga para lucro de alguns privados e no final quase todos perdemos...

Falta em Braga uma estratégia de fundo que procure manter a identidade dos conjuntos arquitetónicos principalmente nas vias históricas.






No início do século XX era visível o edifício antecessor do Lafayette, assinalado nas imagens, rodeado pelos três  edifícios históricos que ainda hoje permanecem na Avenida.
@

@

Nas vias históricas da cidade e das freguesias, a intervenção não devia antes passar pela reabilitação e valorização do mesmo?

Qual o impacto do Centro Comercial Lafayette, no conjunto do edificado?
Excelente
Bom
Regular
Mau
Péssimo
Create your own poll
Mais "Desqualificar Braga".
Página "Desqualificar Braga.

5 comentários:

  1. Não se arranja uma foto antiga, para comparar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram adicionadas as imagens históricas. O Lafayette está no local do edifício assinalado nas imagens.

      Eliminar
  2. Agradecido. São uma ajuda, mas não permitem visionar com clareza o traço arquitectónico do edifício que lá estava. Para se perceber o que se perdeu.

    ResponderEliminar
  3. Penso que nas imagens que foram colocadas se percebe melhor o edifício em questão.

    ResponderEliminar
  4. Na bimilenar cidade de Braga, rareiam conjuntos de edifícios arquitectonicamente harmoniosos, precisamente porque, no meio de duas ou três belezas, está plantado um mamarracho...

    ResponderEliminar