sábado, 21 de julho de 2012

Igreja da Misericórdia

A igreja foi construída em 1562 para albergar a Misericórdia de Braga.


O interior da igreja foi remodelado no período joanino do barroco. O retábulo-mor é absolutamente fabuloso e exprime com nitidez a arte de Marceliano de Araujo.
Em 1656 é feito o contrato para execução do teto de caixotões da nave, segundo o modelo dos caixotões do Convento do Salvador. Ficando a cargo do mestre ensamblador Gonçalo Pacheco, e do mestre carpinteiro João de Oliveira. Estes viriam a ser substituídos no final século XVIII pelos atuais.

Em 1662 são levadas a cabo obras, pelo Padre Frei Pedro da Cunha, entre as quais se destaca a colocação de azulejos no interior da Igreja. Também os azulejos da igreja foram removidos em 1795, sendo substituídos por pinturas. Em 1853 ocorrem grandes obras de reforma e conservação do edifício e em 1855 dá-se a construção da escadaria da igreja sobre a antiga fonte de São Geraldo.

Em 1735 foi elaborado o pedido de autorização ao Cabido para a realização de grandes obras na capela-mor, com o objetivo de receberem o retábulo que executava na época Marceliano de Araújo. O acrescentamento dos retábulos e execução do frontal para a capela de Nossa Senhora da Boa Morte, dá-se em 1739.

A capela do Santíssimo Sacramento data de 1689, tendo sido alvo de restauro em 1699.

A visitação da Virgem ("as Abraçadas", do popular), além de encimar o magnífico retábulo-mor, está também destacada na igreja num notável conjunto escultórico em barro sobre a porta lateral do templo.
Fontes do texto SIPA, Percursos do Barroco e BragaMaior. 

Esta exposição e informação devem-se ao "V Percurso do Barroco" promovido pela JovemCoop, e orientada pelo jovem investigador e amigo Rui Ferreira, no âmbito da Capital Europeia da Juventude, Braga 2012.


6 comentários:

  1. Como sempre lindissimo trabalho ,parabens amigo. isabel lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isabel pelas palavras encorajadoras.
      Continuarei a colocar mais igrejas da nossa cidade, esperando assim contribuir para a divulgação e consciencialização do potencial do nosso património.

      Eliminar
  2. Bela síntese Carlos!
    Imagino como seria bela a igreja antes de lhe retirarem o tecto em caixotões. Chamo à atenção para o belo vitral do canto superior direito da foto n.º 6. É recente mas particularmente belo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rui!
      Realmente é belo, tal como toda a igreja. :)
      No SIPA não é percetível que os atuais caixotões não são os originais... em que ano terão sido substituídos!?

      Eliminar
    2. Finais do século XVIII, provavelmente na mesma data em que os azulejos foram substituídos por pinturas.(Entretanto já consegui pôr o botãozinho dos likes!!!)

      Eliminar
  3. Obrigado Rui, vou acrescentar essa informação.
    (Pensei que te referias ao +300!)

    ResponderEliminar