A Rua da Boavista (Cónega), uma rua histórica da cidade, tem ao longo dos últimos anos sido constantemente descaracterizada. A construção da "Circular de Braga" (Rodovia), dividiu esta rua, sendo a ligação assegurada por um túnel que não é capaz de lhe conferir a continuidade desejada.
Além deste fato, diversas casas têm sido substituídas por novas construções e outras têm sido intervencionadas sem que haja qualquer estratégia de fundo. Uma estratégia que procure manter a identidade da rua, uniformizando fachadas, materiais utilizados e regulamentando volumetrias.
Na imagem, à direita podemos visualizar as casas que se prolongavam praticamente por toda a rua, à esquerda um edifício recente, que além da arquitetura dissonante, apresenta uma volumetria claramente superior.
Um pouco por toda a cidade proliferam as intervenções que alteram as fachadas principais ou desvirtuam o antigo edificado, umas mais chocantes que outras. Nas vias históricas da cidade e das freguesias, a intervenção não devia antes passar pela reabilitação e valorização do mesmo?
Qual o impacto da intervenção, no conjunto do edificado?
Sem comentários:
Enviar um comentário