quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bracara Augusta - Cardoso da Saudade

Bracara Augusta - Património perdido ou abandonado

Cardoso da Saudade 

Os terrenos onde se situava a antiga fábrica do Cardoso da Saudade, forneceram um conjunto de vestígios arqueológicos importantes. As primeiras escavações no local foram realizadas na década de 70 por Rigaud de Sousa, tendo então sido identificados vestígios de uma piscina revestida a mosaico. Mais tarde, entre 1982-83, foram realizadas escavações mais amplas que revelaram um conjunto de muros de uma habitação e vestígios de um pórtico.
Fonte: UAUM
Clicar nas imagens para visualizar em "slideshow".








Fonte das imagens: UAUM

Como sabemos devido à acidez do subsolo em Braga a existência de mosaicos é muito pouco comum, tratando-se de uma descoberta importante e rara, resta perguntar que destino tiveram estes achados romanos, em pleno centro histórico de Braga e nas proximidades do Fórum Romano?

Defender o património e a valorização da cidade não teria passado pela criação de um espaço musealizado e visitável, aquando da construção do edifício actual?
Tal como prometeram fazer no Liberdade Street Fashion!?

Terá razão Mesquita Machado quando afirma que a Câmara Municipal de Braga, não recebe lições de ninguém no que respeita ao estudo, preservação e valorização do legado patrimonial de Bracara Augusta?

As escavações arqueológicas no Bracarae.