Encosta do Santuário do Bom Jesus
Mata do Santuário do Bom Jesus
Lago do Santuário do Bom Jesus
Santuário do Bom Jesus
Depois da forma como foi conduzido o negócio, em Braga parece que tudo é possível e cada um dos bracarenses, aguenta, aguenta...Bombeiros retiram cartazes de protesto contra estacionamento pago
Os Bombeiros Sapadores de Braga foram, este sábado, chamados a retirar cartazes contra o alargamento da zona de estacionamento pago no centro da cidade.A ordem partiu da Câmara Municipal, depois de manifestantes terem colocado cartazes onde protestavam contra a decisão camarária, de alargar a área de parcómetros instalados na zona urbana.Os bombeiros deslocaram para o local vários elementos e viaturas, procedendo à remoção dos cartazes.
Finalmente vi a verdadeira cara da democracia portuguesa, aquela que actua em surdina por baixo do pano, sem se ver mas fazendo-se sentir. Descobri que um homem em Portugal só é livre se resistir à tentação de se meter com os “grandes” se não fizer ondas e seguir ordeiro.
Mas infelizmente nunca fui um alinhado, desalinhado sou e creio que assim morrerei, por vezes fui prejudicado por não ser um “yes man” outras fui incrivelmente recompensado pela consciência tranquila de quem per si superou desafios.
Hoje um grande amigo fez-me chegar a mensagem do “big brother”, que estava de olho em mim, que poderia sofrer consequências diversas, consequências profissionais, sociais entre outras, caso não me dissociasse da manifestação por mim organizada próximo Sábado. Contra a introdução de mais parcómetros.
Escrevo esta carta aberta para que se saiba que de forma alguma irei tolerar algum tipo de atentado contra o meu direito à expressão cívica. Não vou tolerar que me ameacem por me insurgir contra algo que considero errado, e estarei presente a mostrar a minha indignação.
São livres de mover as influências que quiserem para me prejudicarem profissionalmente e socialmente, não cederei nem um milímetro, esta manifestação pode não redundar em rigorosamente nada, mas agora é uma questão de honra.
Se numa palavra pudesse descrever o que me vai na alma, seria: Vergonha.
Melhores cumprimentos
Filipe Macedo.
A Câmara Municipal de Braga já tem definida uma proposta de privatização dos lugares de estacionamento com parcómetros nas ruas de Braga. O documento prevê que a gestão de 1.172 lugares de estacionamento atualmente geridos pelo Município seja colocada a concurso público, tendo em vista a sua exploração pelos privados, por um período de 15 anos.
...
Os termos da proposta de concessão admitem que o número de lugares de estacionamento com parcómetro sejam aumentados durante a vigência do contrato, que pode ser renovado de cinco em cinco anos, após os primeiros 15 anos.
...
Relativamente aos tarifários, o presidente da autarquia garante que “o valor a pagar pelos munícipes continuará a ser estabelecido pelo município”. Além de aprovado pela câmara, o tarifário carece também da viabilização por parte da Assembleia Municipal.
Sobre futuros lugares para estacionamento pago, Mesquita Machado realça que serão sempre estabelecidos única e exclusivamente pelo Município de Braga e nunca pelo privado.