sábado, 9 de março de 2013

A classificação do Castelo D. Chica e o abandono do património

Braga tem mais um monumento de interesse público, o Castelo da Dona Chica foi finalmente classificado. Pode ler-se no Diário do Minho:

Castelo de Dona Chica classificado como monumento de interesse público

BRAGA | 9 DE MARÇO DE 2013

O património arquitetónico e cultural de Braga ganhou mais um monumento de interesse público. Por despacho do secretário de Estado da Cultura, a classificação foi atribuída ao Castelo de Dona Chica, em Palmeira, deliberação que confirma tratar-se de «um valor cultural de importância nacional» e cuja deterioração definitiva representa um «dano grave para o património cultural». A decisão coloca o também designado Castelo de Palmeira numa extensa Zona Especial de Proteção.



Aqui no blogue comentaram-se as intervenções que o castelo sofreu durante a década de 90, e através do Ruin'Arte tivemos acesso a diversas fotos do interior e a uma descrição da sua história.
@

Esperemos que a Câmara Municipal de Braga (CMB), possa no futuro reconhecer a importância deste monumento e finalmente valoriza-lo, ao invés do que tem ocorrido. Devolver-lhe a dignidade e a identidade, valorizando também o espaço exterior, tornariam este monumento romântico numa atração incontornável da cidade de Braga. Em Barcelona procuram construir a Sagrada Família, com base em interpretações dos desenhos de Gaudi, em Braga nunca procuraram terminar este magnífico castelo.

Seria também de bom tom que a CMB, soubesse proteger outro dos imóveis que Ernesto Korrodi deixou em Braga, o palacete Domingo Afonso, que corre o risco de uma destruição quase total, para a construção de mais alguns apartamentos, que representam o progresso para alguns, mas que na verdade resultarão numa enorme perda para quase todos os bracarenses.
O Palacete Domingos Afonso no Bracarae.

Até quando vão os bracarenses permitir a destruição de diversos imóveis de enorme valor patrimonial?

Se avançar a construção do condomínio privado na Rua do Carvalhal, implicando a destruição da quase totalidade do palacete Domingos Afonso, entende que será?
Excelente
Bom
Regular
Mau
Péssimo
Create your own poll

1 comentário:

  1. O pior, no caso do palacete Domingos Afonso, não é a descaracterização da fachada (como se vê na imagem). Se virem renders do projecto inteiro, percebem que este envolve uma volumetria muito grande para a zona em que se insere (aquela passagem entre o Vila e o Campo da Vinha), com uma passagem por baixo do prédio já quase a chegar ao Campo da Vinha. Aquela zona merece uma intervenção, sem dúvida, mas pelo menos desta vez podiam não olhar ao lucro desmedido mas à valorização real do espaço - recuperação do palacete para fins culturais ou mesmo exploração comercial, sem destruir a sua imagem de marca que é a sua arquitectura própria de uma época - fazer com que tenha duas frentes, uma para a zona do Vila outra para a rua do Carvalhal. Neste âmbito criar-se-ia uma nova rua/praça no centro, com movimento e atrações. Quem sabe o próprio Vila não ganharia com o movimento que se criaria na zona...

    Embora eu ache que o centro está muito a precisar de habitação e pessoas novas, não passa por aqui a solução - destruir, com base na criação de muitos apartamentos, uma oportunidade de criar uma nova zona de atracção central, recuperando um ou vários edifícios históricos. Seria um excelente projecto, mais um para ajudar a que este centro se torne a maior atracção para todos nós.

    ResponderEliminar