terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cónego Melo, o que pensam os bracarenses sobre uma estátua num local publico da cidade?

A estátua está colocada. Alguns decidiram outros abstiveram-se, alguns manifestaram-se a favor outros contra, mas o que pensam os bracarenses sobre este assunto?

@

Nos regimes totalitários existe muito a tendência para se fazerem estátuas que homenageiam as grandes figuras desses mesmos regimes, por simpatia e gratidão que estas granjeiam entre os seguidores ou próximos.

Contudo numa sociedade dita democrática, quando numa localidade ou país se pretende homenagear em local público uma personalidade sem consultar a população, esta deverá apresentar um enorme legado em prol dessa mesma localidade ou país, ter sido uma pessoa de exemplar conduta, dedicada a uma causa nobre, entre outras boas ações, sendo portanto consensual tal homenagem, o que torna desnecessária tal consulta pública.

Porém, claramente não é o caso do Cónego Melo. Estamos perante uma figura polémica, que teve marcada influencia política no pós 25 de Abril, onde esteve ligado a movimentos e posições radicais.

Numa cidade, que ainda não homenageou da mesma forma, figuras tão importantes como D. Diogo de Sousa, D. Rodrigo Moura Teles, André Soares que tanto fizeram pelo desenvolvimento da mesma, a pronta homenagem de tão controversa personalidade, sem qualquer consulta pública, não nos remeterá para regimes totalitários onde alguns querem, podem e mandam!?

Não entrando na argumentação pró ou contra determinada figura, o que urge fazer sobre deixar ou retirar a estátua deste local publico, é a devida consulta pública, que devia ter sido o primeiro passo, que qualquer político local competente e imparcial, com a responsabilidade de decidir deveria ter tomado.

Concorda com a colocação da estátua do Cónego Melo num local público da cidade de Braga?
A votação aqui no facebook.

P.S. Votação que decorria no blogue foi adulterada.