sexta-feira, 30 de maio de 2014

Corrida do Porco Preto - São João de Braga

A reintrodução da "Corrida do Porco Preto" no programa dos festejos sanjoaninos, tem sido alvo de polémica, apesar de ainda não serem conhecidos os contornos da mesma.
Atualmente existe já uma petição e uma página de facebook, pedindo o seu cancelamento da corrida, ambas têm milhares de subscritores e têm sido amplamente partilhadas e comentadas nas redes sociais, nomeadamente em páginas de defesa dos animais.


Perante a contestação a Associação de Festas de São João de Braga emitiu o seguinte comunicado na página do facebook.


A Associação de Festas de São João de Braga vem por este meio esclarecer que a Corrida do Porco Preto, inserida nos festejos sanjoaninos e que visa recuperar uma tradição antiga da cidade, não colocará em risco o porco envolvido, dado que a segurança do animal é prioritária tanto para a Associação de festas como para a Associação Os Bravos da Boa Luz, União de freguesias Maximinos, Sé e Cividade, Equipa Espiral, Associação Ida e Volta, Grupo de Jovens Alvorada, responsáveis pela organização da corrida e à qual nos associamos.
A organização estranha as reacções que surgiram nas últimas horas, dado que ainda não foram tornados públicos os moldes em que a actividade decorrerá.
Mais se informa que em breve serão conhecidos os pormenores sobre o desfile medieval e a corrida do porco preto.

A Associação de Festas de São João de Braga

Com tantos séculos de história das festividades do São João de Braga, existiriam certamente muitas outras tradições recuperáveis, que enriqueceriam o São João de 2014, e não seriam alvo de tanta polémica. Entre muitas outras atividades que poderiam ser incluídas no novo programa.
Contudo, este foi o programa apresentado, resta esperar pelos contornos da "nova" Corrida do Porco Preto, para se poder ter uma opinião mais fundamentada.

De referir ainda, que o programa das festividades de 2014 aparenta ser um ponto de viragem, na perda de qualidade que se verificava nos últimos programas das festas.