sexta-feira, 15 de junho de 2012

Castelo e Casa da Quinta da Mata - Semelhe, Braga

Segundo alguns sites (2), teria sido construído no século XIII o Castelo de Semelhe, pelos Eremitas de Santo Agostinho do Convento do Pópulo, na atual Quinta da Mata. Dada a sua importância, o Castelo está presente no brasão da freguesia. 

A propriedade foi comprada em 1919 pelo brasileiro João Rego, que a murou. Não se sabe muito sobre a origem e o valor patrimonial da atual Casa da Quinta da Mata, nem sobre a existência e localização do Castelo de Semelhe.

Porém existem referências, que a atual casa da Quinta da Mata, tem origem no castelo do séc. XIII, combinando vários estilos arquitectónicos: gótico, barroco e manuelino.
Este imóvel ainda não tem registo no Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (SIPA).
Um estudo aprofundado da Casa e Quinta da Mata, ajudaria a esclarecer qual o seu real valor e a existência do Castelo de Semelhe.



Vista aérea no "Bing Maps".


Foram também reveladas duas fotografias da Casa, a partir do arquivo da Fotografia Aliança

Desconhecendo-se o real valor do atual imóvel, está poderia contudo, ser incluído no Roteiro dos Solares de Braga e do Minho. 
Como forma de captar e dar a conhecer tal roteiro, num dos Solares da cidade de Braga, devia ser criado um "Solar Museu" que incluiria informação detalhada de todos os Solares existentes no concelho e região. Além disso, devia também ser disponibilizado um serviço, que permitisse a visita aos solares constantes no roteiro. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Quinta da Cônega e Quinta da Mata poderão ser a mesma, e, nesse caso, ela pertenceria, no século XIV/XV a João de Castela Rodrigues da Fonseca, Guarda Mor do Rei D. João, o I.º e sua esposa Sancha Vasques Serrão de Moura, que tiveram o filho Vasco Lourenço fidalgo tão grande que era irmão legítimo D. Lourença da Fonseca" da Fonseca, "Senhor que fora da Quinta da Cônega, situada junto aos muros da cidade de Braga. Deste Vasco Lourenço descende o Abde Thomé Peres da Fonseca (vigário da Ordem de Malta), da freguesia de Chavão, Barcelos, onde se iniciou a Ordem de Malta, em Portugal.

    ResponderEliminar