terça-feira, 5 de junho de 2012

Restaurações no Centro Histórico - Rua de S. Domingos

Mais uma restauração no centro histórico, desta vez no Largo da Igreja de São Vítor, mais propriamente no inicio da Rua de São Domingos. Esta obra de reconstrução e ampliação tem como adjudicante a BragaHabit e será uma infra-estrutura do Centro de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica. 

Fonte

Fonte


Estando a menos de 50 metros da Igreja de São Vítor, que se encontra classificada como Imóvel de Interesse Público pelo decreto-lei 129/77, de 29 de setembro de 1977, é necessário parecer favorável da DCRN, pelo que é também de esperar que haja o devido acompanhamento arqueológico da obra.

Em relação ao acompanhamento o Prof. Francisco Sande Lemos escreveu:
De qualquer modo dado o interesse histórico da casa e segundo acordo entre a CMB e a Unidade de Arqueologia a demolição é acompanhada por uma equipa da UAUM. Há uma área que se chama Arqueologia da Arquitectura e esta casa justifica bem. Por outro lado são necessários trabalhos arqueológicos prévios pois fica numa área de grande sensibilidade junto da passagem da via XVII para Aquae Flaviae (Chaves) e de uma possível villa de grande importância. No gaveto entre a Rua de São de Vítor com a Rua Martins Sarmento escaveii uma necrópole da antiguidade tardia e romana. Só houve intervenção porque eu por acaso fui à Farmácia Henriquina e ao descer para Santa Tecla observei vestígios e telefonei para a CMB. No dia seguinte começaram os trabalhos arqueológicos que já estão publicados.

Estaremos atentos para ver se a obra de reconstrução mantém a fachada original e se a ampliação não passa pela introdução de novos pisos em estilo arquitectónico dissonante com a restante fachada principal, levando à descaracterização arquitectónica da mesma.
Como aliás se observa infelizmente em muitos edifícios do centro histórico de Braga, em contraste com Guimarães que alcançou nos últimos anos a importante classificação como património da humanidade, enquanto Braga vai destruindo e descaracterizando o seu legado.