segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TUB - O aniversário e a realidade atual

No Correio do Minho aquando do aniversário dos TUB, pôde ler-se a seguinte notícia:


Transportes Urbanos de Braga ao serviço dos utentes há 30 anos
2012-02-03

O presidente da Câmara Municipal de Braga voltou a relevar, esta quarta-feira, a importância dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) para o desenvolvimento do concelho e para a coesão territorial. Mesquita Machado, que se associou informalmente ao convívio promovido pelos trabalhadores da empresa para assinalar os 30 anos da sua municipalização, fez questão de lembrar que os “TUB nasceram como imprescindível ferramenta de trabalho para os seus utentes” e, que, apesar das alterações sociais entretanto ocorridas, “continuam hoje a cumprir um importantíssimo papel na dinâmica económico-social do concelho”.

O autarca - que promoveu, ele próprio, a iniciativa de assumir a transportadora como um activo da gestão municipal - sublinha a “crescente procura do transporte público” dos TUB, EM “para que apontam os números mais recentes, o que implica que a empresa esteja, de facto, dotada de condições para poder responder em quantidade e em qualidade”.

...

A criação dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Braga remonta a 1 de Fevereiro de 1982, altura em que a Câmara Municipal de Braga assumiu a gestão da empresa privada ‘Sotube’. Com sede inicial na Praça Municipal, o seu rápido crescimento obrigou a instalar-se em novo espaço, tendo-se transferido então para a Quinta de Santa Maria - Maximinos, onde ainda hoje se encontra.

...

No dia 24 de Janeiro de 2012, foram abordados aqui no BragaOn "os preocupantes números dos TUB".

Existem na realidade motivos para o otimismo revelado na notícia, e para se afirmar que há uma "crescente procura do transporte público dos TUB"?