domingo, 26 de agosto de 2012

Turismo Porto e Norte - Tratamento diferencial, os Mundiais

A região de turismo do Porto e Norte, continua a privilegiar a única marca que tem no nome, porque Norte há em todo o lado, só não há norte... no pólo norte.

Decorreu em Braga o Mundial Universitário de Futsal, e em Guimarães o Mundial Universitário de Xadrez. Se o Futsal ainda teve uma referência na página do Facebook da Região de Turismo do Porto e Norte, já o de Xadrez nem a essa honra teve direito.

Contudo, o Mundial de Mini Golfe que se realiza no Porto, do dia 29 de agosto ao dia 1 de setembro, já vai na terceira referência. O cartaz já foi partilhado por duas vezes, e está em destaque (highlight) esta imagem
Resta a pergunta, quantas referências mais terá?

O caso torna-se mais grave, quando o Presidente desta região de turismo, Melchior Moreira, continua a desdobrar-se em entrevistas, falando 
do crescimento do turismo do Norte, referindo-se sempre aos números da NUTS II Norte. Camuflando assim o que tem ocorrido na região. 
Segundo os últimos dados oficiais publicados pelo INE (2010), o Minho perdeu 121.629 dormidas, 12% do total de dormidas, em apenas um ano. Já o Porto e o Grande Porto, cresceram 233.582 (+16%) e 245.951 (+10%) dormidas respetivamente. 
Se fizermos a distinção tal como o nome Porto e Norte faz, e retirarmos os números do Grande Porto, vemos que o Norte perdeu 78.162 dormidas.

Enquanto Melchior Moreira continuar a falar do Norte, quando a marca distingue Porto e Norte, e há um Norte que decresce e um Porto que cresce, não estará a ser conivente e a participar no Portocentrismo, que está a ocorrer?

Algumas fontes têm ainda avançado, que mesmo com as Capitais Europeias da Juventude e Cultura a decorrerem em Braga e Guimarães, o número de dormidas voltou a descer, no primeiro semestre de 2012. 


Portanto torna-se evidente a necessidade de criar a região de Turismo do Minho, ou reformular esta região de Turismo, onde o nome deverá ser o primeiro a mudar, para Norte de Portugal.

Quando nem as oposições locais, abordam este tema, resta perguntar, onde estão os políticos locais?

Até quando minhotos?

Mais mensagens sobre o Turismo na Região Porto e Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário