quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Está confirmado, "confronto de Capitais", dia 22 de dezembro!

Apesar das sugestões, do apelo ao bom senso e de existirem datas que se entendem mais válidas, a organização da Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012, confirmou o dia 22 de dezembro como a nova data da cerimónia de encerramento, com base na seguinte argumentação:
O Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta após ter recebido, nas últimas horas, informação das entidades meteorológicas portuguesas de que no próximo dia 15 de Dezembro haverá índices de precipitação de 100%, rajadas de vento forte e temperaturas baixas na zona de Braga decidiu, em prol da boa realização das atividades previstas para o evento “A Porta fica Aberta” alterar
 a data da sua realização para o dia 22 de Dezembro.


Esta decisão, devidamente ponderada, visa salvaguarda os interesses – Estruturais, Humanos e Financeiros - subjacentes a uma produção que envolve elevados meios.
A mudança para o dia 22 Dezembro permitirá, ainda, manter a programação e o fio condutor previsto para este evento já que as associações envolvidas, os colaboradores, as equipas de animação e as bandas manifestaram total disponibilidade para manter as suas presenças nesta data. Outras possibilidades, apesar de consideradas, não eram viáveis.
...

Todos Somos Braga!

Assim sendo confirma-se o "confronto de capitais", mais propriamente entre as duas cerimónias de encerramento. Segundo o novo cartaz da CEJ, será ainda melhor!

@

Como datas alternativas sugeridas no BragaOn e colocadas a votação juntamente com as duas datas propostas pela CEJ, as datas de 29 de dezembro, 31 de dezembro e 5 de janeiro de 2013, surgem com votações superiores. 

Pelo que já foi exposto no BragaOn a 8 de dezembro, entendemos que o Natal e a Passagem de Ano deviam estar incluídos no calendário da CEJ, fato corroborado até ao momento pela votação em curso.


Pena que se tenha desperdiçado esta oportunidade de os incluir. 

A data claramente preferida na votação, com 40% dos votos, é a de 31 de dezembro, fazendo coincidir o encerramento da CEJ Braga 2012 com a Passagem de Ano. 

Apesar dos custos mais elevados desse dia, procurar criar uma celebração coletiva no centro de Braga, para o dia e noite da passagem de ano, poderia resultar caso fosse bem sucedido, na criação de um novo evento de relevo em Braga, tal como a Noite Branca.

Braga possui uma das maiores áreas pedonais do País, contudo possui um centro histórico em transformação, cada vez menos residencial e onde se procura fomentar a concentração de comércio e serviços. Marcar esta cerimónia de encerramento num dia como o da passagem de ano revelaria estratégia de longo prazo, procurando criar mais um evento de relevo no centro histórico que além de apoiar o comércio se prolongaria noite dentro, apoiando os estabelecimentos do centro histórico.

Além desta visão de futuro, esta data revelaria audácia e confiança no profissionalismo da equipa, pois ao agendarem o evento para uma data em que a adesão é "total", mas onde existe muita concorrência, seria sinal disso mesmo. 

"A Porta ficaria aberta ao novo ano".

Porém tudo isto se perdeu e neste momento, apesar de Hugo Pires argumentar que não existe qualquer confronto (RTPJNGMRTV, ...), a verdade é que estamos perante um "confronto de Capitais".

No dia 22 de dezembro em Guimarães, estarão a decorrer diversas atividades no âmbito da festa de encerramento que durará 48 horas



São de destacar os seguintes eventos:
NÓS FAZEMOS PARTE: ESPETÁCULO
O Largo do Toural recebe, no dia 22 de dezembro, às 22h00, o espetáculo Nós Fazemos Parte, com direção artística de Jurgen Müller e criação do coletivo La Fural Dels Baus e do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua. 
Horário: 22:00 Público-Alvo: Para todas as idades / Tipo de evento: Performance

FESTA GRÓIA´12 – THE DAY AFTER
Esta festa realiza-se numa antiga fábrica na zona da Caldeiroa, e apresenta concertos de bandas e DJ's portugueses e internacionais, tais como PAUS, Mr Miyagi, Allen Halloween, Throes + The Shine, Discotexas Band, Dj Quesadilla, Yonatan Gat, Moulinex + Xinobi, Tiago Miranda, Granada + Naper.  
Horário: 23:00 / Tipo de evento: Festa

CIDADE CAPITAL - UMA VIAGEM POR GUIMARÃES 2012 - NAS MONTRAS
Durante o dia de sábado e domingo serão apresentados, nas lojas do centro histórico, registos audiovisuais promovidos pela Capital Europeia da Cultura, bem como por entidades externas.
Público-Alvo: Para todas as idades / Tipo de evento: Multidisciplinar

A MINHA CIDADE É A TUA CASA – MI CASA ES TU CASA
Depois do êxito da primeira edição do Mi Casa es Tu Casa, apresentamos agora uma segunda edição com dezenas de concertos aos quais se juntam, pela primeira vez, escritores, comediantes, atores e atrizes.
Alguns nomes já confirmados: Noiserv, Manuel João Vieira, Afonso Cruz e Soaked Lamb, Capicua, João Blummel, Original Bandalheira, Júlio Resende e Elisa Rodrigues, Samuel Úria, Salvador Martinha, Teatro do Campo Alegre, Catarina Molder, The Macaques, Birds are Indie, Gobi Bear, Osso Vaidoso, Francisca Cortesão, Minta, Celina da Piedade, J.P. Simões, Márcia, Salto, Mazgani, João Gentil, Djs Luís Oliveira e Nuno Reis, entre muitos outros. Está lançada uma convocatória a artistas vimaranenses para participar. 
Horário12:00 às 21:00 / Público-Alvo:Para todas as idades / Tipo de evento:Multidisciplinar

Entre outras atividades...

A menos que ocorra um dilúvio no dia 22 e que a CEJ Braga 2012, seja obrigada a adiar o espetáculo, estaremos perante o péssimo cenário do "confronto de Capitais", num "Quadrilátero Urbano" que se pretende complementar e competitivo...




Resta saber...

Quem vencerá o "confronto de Capitais"?
Braga
Guimarães
Empate
Create your own poll