terça-feira, 11 de setembro de 2012

CEJ Braga 2012 - Noite Branca (6), o "dia seguinte".

Finda a "Noite Branca" de Braga, há que fazer o balanço do evento. 


O País está mergulhado numa grave crise e todo o dinheiro público gasto, deve ser alvo de um escrutínio rigoroso. Pelo que seria desejável conhecer os valores despendidos na "Noite Branca" e nos eventos da Braga 2012, e o respetivo retorno direto e indireto. 

Sem conhecer esses valores, podemos procurar avaliar diversas componentes. 

Por toda a cidade os vários eventos captaram milhares de pessoas. Segundo a proteção civil estiveram presentes mais de 80.000 pessoas. Esta enorme adesão permitiu que a diversão e a cultura chegassem a muitos portugueses. Como consequência dessa afluência, também o retorno direto para o comércio, restauração e hotelaria local, assim como para os artistas, bandas e associações locais que participaram no evento, terá sido muito positivo. 

Ao supra citado, acresce o fato de a organização, bandas, associações, artistas, voluntários, ... serem na esmagadora maioria provenientes da região e de Portugal, pelo que também o dinheiro despendido na sua contratação serviu para fomentar a economia local e nacional. A exceção a este fato, foi o Festival do Norte, contudo tratou-se de um evento realizado pela Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

No que diz respeito à projeção do evento e de "Braga 2012 - Capital Europeia da Juventude", a julgar pela divulgação nos meios de comunicação social local (Correio do MinhoDiário do Minho) e nacional (PúblicoSICSolTVI, ...) terá sido muito positiva. Existindo ainda algumas referências internacionais ao evento, como no site Demotix, que divulgou amplamente o evento.


A notícia na SIC.

Como consequência da divulgação e adesão ao evento, a página da CEJ Braga 2012, que tinha um acréscimo médio de 64 fans por dia e 1.931 por mês, obteve em apenas um dia um acréscimo ímpar na sua história tendo registado mais 1.411 utilizadores no dia seguinte ao evento e 3.000 utilizadores desde o início de Setembro (apenas 10 dias). Estes dados podem ser consultados aqui no FBrankPt.


Em suma, o evento foi aparentemente um enorme sucesso, e a organização está de parabéns. Se nos reportarmos aos eventos "criados" pela Braga 2012, apenas a inauguração tinha obtido alguma projeção, que foi agora amplamente ultrapassada pela "Noite Branca".

Para a história ficam imagens como esta.
@

Sem comentários:

Enviar um comentário