sábado, 21 de julho de 2012

Igreja do Pópulo

Igreja do antigo convento dos eremitas de Santo Agostinho, fundado pelo arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus em 1596, a igreja foi decorada ao gosto do barroco nacional e é do início do século XVII, provavelmente de 1628, ano em que é transladado para a capela-mor da "nova igreja" do Pópulo o corpo de D. Frei Agostinho de Jesus.
Contudo a atual fachada e retábulo-mor são dos finais do século XVIII e de estilo neoclássico, conjugando elementos barrocos.

Interior da igreja de estrutura maneirista, com coberturas em abóbada de berço com caixotões de pedra. Os painéis azulejares figurativos joaninos, relativos a passagens de vidas de santos, datam de 1730, sendo os da capela de Santa Rita atribuídos a António de Oliveira Bernardes. Conjugando elementos neoclássicos com barrocos, procurando simetria com os restantes retábulos laterais, nomeadamente através do recurso ao remate em arquivolta.


As seis capelas laterais são profundas e com decoração barroca. Do lado do Evangelho, dedicadas a Santa Mónica, Santa Apolónia e Santíssima Trindade (1647), e do lado da Epístola, Nossa Senhora da Penha, Santa Rita e Nossa Senhora das Dores (a única com retábulo tardo-barroco, as restantes são em barroco nacional).

O retábulo-mor (neoclássico).
Fontes do texto SIPA e Percursos do Barroco.

Esta exposição e informação devem-se ao "V Percurso do Barroco" promovido pela JovemCoop, e orientada pelo jovem investigador e amigo Rui Ferreira, no âmbito da Capital Europeia da Juventude, Braga 2012.

2 comentários:

  1. Caro Carlos, bela exposição histórico-artística. Apenas uma ligeira rectificação no que concerne aos azulejos. Sabemos que António de Oliveira Bernardes assinou os azulejos da capela de Santa Apolónia e desconfia-se a sua autoria na capela de Santa Rita. Os restantes painéis devem pertencer a outros mestres. Fala-se no mestre P.M.P., mas não há certezas.
    Belas fotos! Conseguiste fotografar a caixade esmolas de Santo António da Praça?
    A próxima Misericórdia!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Rui!
    Em relação aos azulejos tinha colocado a frase do desdobrável do V Percurso do Barroco. Estive a consultar agora o SIPA, e na zona da autoria, fazem referência ao que dizes:
    "Pintor: Policarpo de Oliveira Bernardes (atr. azulejos capela de Santa Rita)"
    Vou então alterar o texto.

    Parece-me que a fotografei, e fotografei-te a fotografá-la, tudo numa só imagem!!
    Abraço!

    ResponderEliminar