sexta-feira, 20 de julho de 2012

Povoado dos Bracari

Braga revive cultura castreja, com o Povoado dos Bracari.

Iniciou-se esta quinta-feira (19 de Julho), a primeira edição do "Povoado dos Bracari" uma recriação da cultura castreja em Braga.
Esta recriação prolongar-se-á até domingo "com várias ruas do centro histórico a serem transformadas num castro da Idade do Ferro. A iniciativa pretende divulgar os brácaros, povo que habitou Braga há três mil anos."
O programa completo pode ser consultado na página da CEJ 2012.


Fonte

Após ter iniciado e bem este tipo de eventos, resta aos bracarenses aguardar que, a Câmara Municipal de Braga se digne finalmente a valorizar os Castros e as ruínas de Bracara Augusta.

Foi também já sugerido aqui no BragaOn, que o período Brácaro, Romano, Suevo e Visigodo fosse representado em conjunto com a Braga Romana, adicionando novos dias ao evento atual. 
Assim Braga teria um evento de dimensão cultural e histórico único em Portugal, tal como é única a sua importância histórica que antecede a criação de Portugal. 
Desta forma Braga conseguiria agregar várias épocas num evento com maior dimensão, capaz de atrair novos públicos, ao invés de realizar vários pequenos eventos de cariz local.