segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Atualidades - Centro de Congressos

Pode ler-se no Diário do Minho

Quinta dos Peões deverá acolher um novo centro de congressos
30 Jan 2012

O candidato à Concelhia de Braga do PS Vítor Sousa realça a experiência da sua “candidatura de missão” como “chave” para manter a unidade do partido para as próximas autárquicas. Em entrevista DM/RUM, o atual secretário coordenador do PS/Braga mostra-se disponível para ser candidato à autarquia em 2013, mas admite sujeitar-se a eleições diretas. Vítor Sousa realça a aposta da autarquia na qualificação do turismo e anuncia a possibilidade da implantação de um centro de congressos na Quinta dos Peões, que também deverá acolher a nova sede da Associação Académica.

Há que criticar a CMB quando se entende que os interesses de Braga não estão a ser defendidos da melhor forma. Mas também aplaudir as suas boas ações, e a concretizar-se o que é dito nesta notícia, seria de aplaudir pese o atraso.

A Quinta dos Peões pela localização entre a UM e ao INL, seria um local de excelência para criar um Centro de Congressos que potenciasse a criação de um local de excelência para este tipo de eventos, ligados à ciência, tecnologia e investigação.
Quanto à sede da Associação Académica penso que seria mais correto colocá-la na instalações da antiga Fábrica Confiança, por forma a aproximar a UM da cidade.

A UM, o INL, a investigação e tecnologia no geral, há muito tempo que deviam ser vistas como um dos pilares de desenvolvimento da cidade de Braga, procurando torná-la numa referência na Região, mas também no País. Contudo tem existido demasiado distanciamento da CMB com relação a estas áreas, não tendo sido a UM devidamente aproveitada e potenciada pela cidade.

Este centro de congressos a concretizar-se, deve sê-lo em toda a sua plenitude e não apenas no nome, esperemos por um projeto moderno e capaz condizente com o peso que a UM e o INL devem ter, Braga tem que criar a sua massa crítica e os seus "clusters" a fim de evitar a cada vez maior secundarização de todo o Norte em relação ao Porto.

2 comentários:

  1. Mas o que acho estranho, é que para concluir as piscinas olímpicas, não à dinheiro, mas para fazer um Centro de Congressos, já existe verba, atenção que um Centro de Congressos com um bom projecto não fica barato, onde será que este Senhor vai buscar o dinheiro?

    ResponderEliminar
  2. Sim, é estranho... A concretizar-se o centro de congressos penso que será uma excelente aposta.
    Quanto às piscinas olímpicas, é incompreensível que alguém possa gastar 8M€ "a todos nós", e no final o pior que lhes possa acontecer é perder umas eleições. Praticamente todos os profissionais que cometam uma negligência tão gravosa, têm certamente consequências mais gravosas.

    ResponderEliminar