terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CEJ Braga 2012 - Programação e expetativas do evento

Em notícia do Correio do Minho pode ler-se.

Braga 2012: Capital Europeia da Juventude é apontada como um “balão de oxigénio” para o comércio

2012-01-17

Sem questionarem que Braga 2012: Capital Europeia da Juventude vai ser um evento que projectará a imagem de Braga no país e na Europa, os comerciantes do centro da cidade confessam que estão na expectativa sobre os possíveis benefícios que possam vir a tirar deste evento que arrancou oficialmente no sábado e se prolonga por todo o ano.
Recentemente, em conferência de imprensa conjunta, o presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Macedo Barbosa, e o presidente da Fundação Bracara Augusta, Hugo Pires, apontaram o evento como um “balão de oxigénio” para alavancar o comércio do centro da cidade. O ‘Correio do Minho’ quis por isso saber o que esperam os comerciantes e foi ouvi-los numa ronda por algumas das principais artérias da cidade.
...
“Estou optimista, mas não me quero iludir. Acho que a organização ainda não explicou bem à população o que é que vai acontecer em concreto. De qualquer forma, já é muito positivo haver um evento destes, pois vai dar maior visibilidade a Braga”, refere Domingos Silva, que aproveita a ocasião para lembrar que “a deslocalização do hospital para a periferia tirou muito movimento de pessoas do centro da cidade”.
...
Mesmo assim, Mário Silva assume que o evento “é muito bom para Braga” e lembra que também Guimarães está em destaque com a Capital Europeia da Cultura. “A mais-valia vai ser mostrar que se fazem coisas bonitas e bem feitas sem ser nas duas grandes cidades, Lisboa e Porto”, remata.

As expectativas estão criadas, mas que eventos estão confirmados em Braga que levem a todo este optimismo de projecção no País e na Europa!?

O objectivo da CEJ deve ser promover a actividade criativa e inovadora da cidade, e por isso é de grande utilidade a interacção com as associações locais, contudo sem eventos "ancora" de nada servirão no intuito da projecção no País e na Europa, pois não passarão de eventos de cariz regional e até local.

Neste momento existe apenas a garantia de alguma divulgação nacional através da cobertura da comunicação social, como foi evidente na cerimónia de abertura. Contudo o grande vector de divulgação a nível nacional e internacional foi perdido, com a perda do MTV Day, e dos concertos com Pearl Jam, David Guetta e outra banda internacional.

Conhecendo o programa lançado pela CEJ (pode ser visto aqui), face ao que está confirmado não entendo que haja, para já, motivo para tanto optimismo.

Quando se lê o Y.World, Y.You, Y.Life, vemos a vontade de discutir com pessoas de todo o Mundo. Contudo tratam-se claramente de textos muito vagos que tanto podem conter eventos realmente capazes de atrair jovens Europeus, dependendo de como serão organizados; como podem ser apenas eventos meramente locais sem qualquer capacidade de projecção.


Será portanto importante conhecer as datas, e os eventos em concreto, para que possa existir toda uma promoção e estabelecimento de parcerias com os operadores locais, de modo que a CEJ seja nacional e europeia e não uma mera utilização de fundos comunitários sem rentabilidade visível.


Sugestões à CEJ Braga 2012, aqui.

Siga o Blogue também no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário