sábado, 14 de janeiro de 2012

CEJ Braga 2012 - Cerimonia de Abertura, e a Religião

Notícia do Diário do Minho

Capital da Juventude promete 50 mil no centro de Braga


14 Jan 2012 Joaquim Martins Fernandes

Dezenas de atividades marcam arranque oficial da programação
Qualquer coisa como 50 mil pessoas é a estimativa da organização da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude para o número de visitantes que prometem encher as ruas do centro histórico, para assistir às dezenas de atividades que marcam o arranque oficial da realização europeia. A revelação é feita num dossiê interno a que o Diário do Minho teve acesso e que coloca em 2,5 milhões o número de visitantes ao longo de todo o ano.
A “pré-abertura” começa às 10h00 e prolonga-se até à sessão oficial de arranque, agendada para as 18h00, no largo do Pópulo, com a presença do secretário de Estado da Juventude. A animação prossegue madrugada dentro. Em 2012, a igreja bracarense também vai participar com iniciativas no programa oficial, esperando o Arcebispo de Braga que a Capital da Juventude ultrapasse a dimensão lúdica e seja ocasião para os jovens se abrirem a novas perspetivas.

Em relação à participação da Igreja, o Braga On deixou aqui sugestões à CEJ Braga 2012 e à Arquidiocese de Braga, de como podem trabalhar em conjunto para a projecção do evento e para que se crie um legado que irá potenciar o turismo da cidade.

O número de 50.000 pessoas tendo em conta a quantidade de espectáculos e o tempo da cerimónia de abertura parece ser um número reduzido. Parece-me ainda que se toma os espectadores dos eventos por visitantes, ou seja, qualquer pessoa que se desloque a um evento da CEJ, será contabilizada. Penso que seria mais útil prever-se quantos não residentes visitarão o município, e quantos desses deixarão de dormir no Porto para dormirem em Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário